A organização da XXI Semana Acadêmica da Veterinária anunciou hoje (20/2) uma fusão com a organização do Simpósio Internacional de Medicina Veterinária, transformando os dois eventos em um único grande simpósio. O motivo da fusão é o tema Saúde Única, que já ia ser tratado pelos dois eventos em separado.
Com a parceria, a Semana Acadêmica da Medicina Veterinária acontecerá nos dias 13 e 14 de Novembro, e os cursos no dia 17 do mesmo mês. Já o Simpósio Internacional acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro, abrindo no dia 14 a noite. Não será necessário se inscrever para os dois eventos, uma vez que a fusão permitirá uma inscrição única.
Segundo a organização do evento, a fusão não vai aumentar o preço da inscrição e as palestras internacionais terão tradução simultânea.
Saúde única
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o termo saúde única se refere à relação entre a saúde animal, ambiental e humana. A integração entre esses três elementos é fundamental para a prevenção de doenças. Dessa forma, a medicina veterinária revela-se uma das profissões mais completas que existem, por trabalhar com os três elementos da saúde única. Essa interdisciplinariedade é reforçada pelo fato da médico veterinário ser integrante do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) desde 2011, trabalhando com outros profissionais da saúde no reforço à políticas públicas de saúde.