Não foi na Nico? Conheça o Clube do Livro!

Olá! Me chamo Kalil, tenho 22 anos, sou bacharel em história pela UnB e agora também um colunista do Primeira Bateria! Nos meus textos semanais, vou falar sobre leitura e livros, trazendo indicações e discussões pertinentes no mundo da literatura. Na minha estreia, vamos falar sobre hábitos de leitura: como criar um? Espero que gostem!

O que não faltam por aí são matérias e reportagens sobre como a leitura faz de você um gênio, que melhora seu vocabulário, que faz você se tornar mais inteligente, entre mil e um outros benefícios. Parece um milagre, não?

Muitas das pessoas que conheço têm muita vontade e muito interesse em voltar a ter um hábito de leitura como no passado, ou querem iniciar um agora. Mas por diversas vezes é penoso, mesmo para quem já lê com frequência.

O primeiro de tudo antes de criar um hábito de leitura é conhecer seus próprios gostos. Isso é essencial para que você saiba que tipo (ou quais tipos) de livro dá/pode dar certo com você. Ter esse conhecimento vai ajudá-lo(a) a não se frustrar de primeira enquanto lê o primeiro livro que pega na estante de casa, ou aquele que conheceu nas aulas de português do colégio, mas que, no fundo, não tem nada a ver com você.

É preciso não dar nenhuma atenção para os intelectuais de plantão na internet dizendo que literatura são só os grandes clássicos consagrados pela academia. Não dê ouvido a eles. Literatura tampouco é somente feita de grandes obras densas e complexas que reviram nossos cérebros e demandam muito do nosso raciocínio. Literatura é, antes de tudo, diversão, é passatempo.

Como é que você acha que os grandes clássicos nasceram? Principalmente os grandes romances do século XIX foram best-sellers sem igual e eram publicados em jornais e folhetins semanal ou diariamente, como se fossem as novelas ou as séries de TV do nosso tempo. Obviamente, pelo mérito desses autores, eles perduraram e estão aí até hoje. Então fique à vontade, escolha o livro que mais te interessar na livraria. De Crepúsculo ou 50 tons de cinza a Moby Dick e Dom Casmurro, toda leitura será válida enquanto o leitor se divertir.

Mas como começar de fato? Como fazer o hábito perdurar? Como conciliar com as responsabilidades? As grandes (e simples) dicas são: tente ler todos os dias e leve sempre um livro com você. O hábito de leitura, como diz o nome, vem da regularidade. É como fazer exercícios físicos ou de matemática (só que bem mais divertido), leia 5, 10 páginas, um capítulo por dia, que seja, mas quanto mais frequente for a leitura, mais você vai se acostumar com ela. Uma meia horinha antes de dormir, na fila do banco ou enquanto espera a consulta médica: tenha sempre um livro à mão. E a partir daí, vai deslanchar.

Uma ótima fonte de motivação que fez o meu hábito de leitura se reacender lá em 2013 (antes eu era um leitor mais irregular, amava ler, mas não com a regularidade que eu gostaria) é acompanhar os canais literários no YouTube ou páginas sobre livros no Instagram, como o Geek Freak e o Literature-se. Acreditem, funciona mesmo.

Nesses espaços, você verá gente apaixonada pela leitura que está sempre compartilhando o que lê, de maneira muito leve, mas sempre compromissada com o seu público. Sigo vários e várias desse meio, e sempre me trazem inspiração e me possibilitaram encontrar virtualmente outras pessoas legais que falam sobre livros.

Se você chegou até o fim deste texto, quer dizer que você tem interesse em cultivar um hábito de leitura, então vá sem medo. Literatura não é bicho de sete cabeças, pelo contrário, deve ser sempre agradável. Tente não imaginar os grandes milagres intelectuais que a leitura pode fazer por você (embora possam ser uma ótima motivação), talvez isso lhe dê mais ansiedade do que vontade. Pense apenas que dentro das páginas, você encontrará uma boa história que transporte você para longe dos tempos difíceis que estamos vivendo.

            “Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma.” George R. R. Martin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s